Resenha | Os 13 porquês


Informações:


Autor: Jay Asher
Editora: Atica Editora
Páginas: 256


Sinopse:


Você não pode interromper o futuro, nem modificar o passado. O único jeito de descobrir este segredo é apertando play. Para Clay Jensen, as fitas cassete gravadas por Hannah Baker não tem nada a ver com ele. Hannah está morta. E seus segredos devem ser enterrados com ela. Só que a voz de Hannah diz a Clay que o nome dele está em uma das histórias dessas fitas - e que ele, de alguma maneira, é responsável por sua morte. Tomado por espanto, angústia e muito medo, Clay permanece escutando as gravações madrugada afora. Ele segue as palavras de Hannah pelas silenciosas ruas de sua cidade... e o que ele descobre, muda sua vida para sempre. 

Resenha:


A história começa com alguém colocando uma caixa de sapatos com 7 fitas cassete nos Correios, enviando os 13 porquês do suicídio de Hannah Baker para o próximo da lista de pessoas que originaram as fitas. Elas ouviam que se não passassem as fitas até o último da lista, haviam cópias e elas viriam a tona. Clay Jensen, um dos narradores dessa história, recebe as fitas e não acredita que o seu nome está nela, ele nunca fez nada de ruim a Hannah. Porém, mesmo assim resolve ouvi-las e durante uma madrugada, tempo necessário para ouvir todas as fitas, sente um misto de sentimentos e emoções ao ouvir cada uma das 7 fitas com ambos os lados gravados. Clay gostava de Hannah, porém, por conta de boatos que ouvia sobre ela, temia se aproximar. Só que ele era um dos únicos que podiam impedir Hannah de cometer suicídio mas ela nunca se abria com ele e apesar das pistas, ele nunca desconfiou do final triste que essa história teria. O que me despertou a curiosidade de ler esse livro foi algumas páginas que eu acompanho no Facebook sobre livros. Vi "Os 13 porquês" muito bem recomendado e um dia, por sorte, o encontrei na biblioteca da minha escola. Fiquei extremamente alegre e comecei a ler assim que tive oportunidade. Em primeiro momento, achei os motivos que levaram Hannah ao suicídio meio sem nexo, mas a medida que a história foi se desenrolando passei a ver que, como ela mesmo citou, esses fatos se tornaram uma bola de neve. Muitas das coisas que levaram Hannah a fazer o que ela fez acontecem frequentemente na vida de qualquer adolescente, tenho certeza disso. O livro é perfeito na minha humilde opinião e com toda certeza eu recomendo.



Comentários

  1. Nossa, incrível! Deu vontade de ler, perfeito para o Setembro Amarelo <3
    Ass: Ithayane Gomes

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um caso de amor e ódio com esse livro! Amei a ideia de falar sobre o suicídio com adolescentes, mas não gostei do final da Hannah, tão pouco o motivo do Clay nas fitas.
    Adorei seu blog <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara eu também. Queria tanto que o Clay conseguisse salvar ela... :(
      Que bom que gostou linda! Obrigada pela visita ♥

      Excluir

Postar um comentário

Oi! Você vai comentar? Que bom!!! Mas lembre-se, nada de ofensas tá? Isso não é nada legal. Para evitar esse tipo de coisas os comentários passam por moderação, então não desanime se seu comentário não aparecer imediatamente, logo logo ele vai estar aqui! :)

Postagens mais visitadas deste blog

Materiais do curso de Design Gráfico

Cursar Design Gráfico: Sim ou não?

Download | Planner Semanal