Saí de casa | E agora?


Olá pandinhas. Tudo bem com vocês? Esse é o primeiro post de uma série que eu acredito que terão muitos posts haha, minha ideia era passar uma experiência bem humana para as pessoas que planejam ou já moram sozinhas. Para as que já moram, quero dar algumas dicas para auxiliar e para quem ainda não mora, ensinar alguns macetes para passar por essa nova fase da vida da melhor maneira possível.

Bem, antes vou falar um pouquinho da minha história para vocês. Como vocês podem ler ali do lado onde tem a foto daquela moça que sou eu, eu sou baiana mas moro atualmente no estado de São Paulo. Daí a maioria das pessoas pensam que minha família mora aqui comigo, certo? Peeeen! Errado! Moro sozinha.

Saí de casa aos 16 anos para fazer faculdade aqui, quase do outro lado do Brasil, 1800km das facilidades da casa dos meus pais. Foi disso que surgiu a ideia de compartilhar experiências com as outras pessoas a respeito disso.

Se eu pudesse conversar com uma pessoa que planeja morar sozinha a primeira coisa que eu diria seria uma frase beeeem conhecida pelos fãs de Homem Aranha:


Pois é! Tio Ben não estava falando abobrinhas quando disse isso ao Peter. Quanto maior for o seu poder (liberdade, opção de escolha, etc) maiores serão suas responsabilidades. Muita coisa muda quando você deixa de viver sob o teto dos seus pais. Quando pensamos em morar sozinhos sempre ficamos muito animados com a ideia: "agora posso fazer o que eu quiser", "ninguém vai mandar em mim" e coisas do tipo são muito comuns. Realmente, você poderá fazer o que quiser, mas terá que fazer muitas outras coisas além do que você quer...

O que muda quando moramos sozinhos?


Muita coisa, acredite. A comida não se faz sozinha nem está prontinha e quentinha quando você chega, a roupa não se lava sozinha, muito menos se dobra e guarda, a casa não fica limpinha e cheirosa como num passe de mágica... Tudo tem que ser programado para ser feito e adivinha por quem? É, você!

Pagar as contas, cuidar da casa, trabalhar e estudar não é tarefa fácil e isso exige de você o que eu vivo repetindo em 9 dos 10 posts que vão ao ar aqui no Panda, planejamento. Planejamento é a palavra chave para qualquer coisa dar certo na sua  vida, assim imprevistos são muito mais raros, já que com tudo em ordem você se prepara para eles também.


Dicas iniciais


Guarde uma graninha: se você planeja morar sozinho em um futuro próximo comece imediatamente a economizar uma quantia razoável de dinheiro. É sempre bom ter uma reserva para qualquer emergência. Também é legal se você trabalhar, assim você será totalmente independente. Se você já trabalha siga a primeira dica, poupe.

Se puder invista em utensílios elétricos: panela de arroz, panela de pressão elétrica, cafeteira, micro-ondas... esses tipos de utensílios são uma mão na roda no dia-a-dia corrido de uma pessoa que mora sozinha. Dá para deixar sua comida lá cozinhando enquanto você faz outra coisa tranquilamente.

Faça comida em quantidade e congele: cozinhar todos os dias é uma "perda de tempo" se você mora sozinho. Por isso sempre que fizer comida faça em quantidade, daí é só descongelar e comer ao longo da semana. Mas não exagere, como você está sozinho as chances dela estragar antes de você comer são beeeem maiores.


Se você tiver sugestões de posts do tema (ou não) deixa aqui nos comentários que eu vou adorar ler! Em breve teremos muitas outras dicas voltadas para temas específicos, aguardem... e até o post de amanhã! ♥

Comentários

  1. Eu não moro sozinha, e este post foi ótimo com alguns "macetes" incríveis como você mesma disse. Necessito de mais posts desta série. Não me imagino saindo da casa dos meus pais, ainda mais a 1.800 km... Mas, o que não podemos esperar do futuro, não é mesmo? 💖

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, verdade, eu também não esperava vim morar tão longe deles, mas... aqui estou! Terão mais posts sim, em breve ♥

      Excluir

Postar um comentário

Oi! Você vai comentar? Que bom!!! Mas lembre-se, nada de ofensas tá? Isso não é nada legal. Para evitar esse tipo de coisas os comentários passam por moderação, então não desanime se seu comentário não aparecer imediatamente, logo logo ele vai estar aqui! :)

Postagens mais visitadas deste blog

Materiais do curso de Design Gráfico

Cursar Design Gráfico: Sim ou não?

Download | Planner Semanal