Por onde anda a gentileza?


Olá pessoal. Tudo bem com vocês? O post de hoje é um texto que nasceu de uma reflexão. O pontapé inicial que me deu a ideia de transformar isso em post foi um garotinho que mora na minha rua, já explico o porquê.

Todos os dias quando vou à faculdade ele está lá, jogando bola sozinho, e todos os dias eu passava e ficava observado aquela criança brincando (ele não deve ter mais do que uns 10 anos) e aí neste dia em questão eu estava meio chateada, até que ele me olhou e me deu um oi. Foi apenas um oi, mas foi um oi tão alegre da parte dele que eu me senti melhor e respondi na mesma intensidade. 

Então parei para refletir nisso, já havia algum tempo que eu havia começado a dar boa noite para os motoristas dos ônibus que me levam à faculdade, e todas as vezes que eu entrava nos ônibus eles esperavam pelo meu cumprimento. Você dá bom dia/ boa tarde/ boa noite para as pessoas que você não conhece e não tem a obrigação de ser educado? Já parou para pensar que uma palavra de gentileza sua pode mudar o dia de alguém como o oi daquele garotinho mudou o meu? Pois é!


Estamos vivendo em uma sociedade cada vez menos simpática e empática com os outros, cada dia mais individual. Pessoas correndo de um lado para o outro, pensando em seu trabalho e seus lucros, tão presas dentro do seu próprio eu que mal pedem desculpa se esbarram em você na rua. A que ponto chegamos né?

Não nos custa nem um minuto do nosso dia dar "bom dia" às pessoas que contribuem com o nosso dia-a-dia, motoristas, cobradores, a secretária do seu trabalho, a tia de limpeza da sua escola, uma pessoa que senta do seu lado no transporte público. Pode parecer pouca coisa, mas definitivamente não é.

Quando falo em gentileza não falo apenas em cumprimentar as pessoas. Tenho presenciado coisas horríveis nos transportes públicos da minha cidade, onde os jovens se sentam nos bancos preferenciais e os idosos são obrigados a fazer toda a viagem de pé. Primeiro que assentos preferenciais nem mesmo deveriam existir, é o mínimo de educação e respeito oferecer seu assento a idosos, gestantes, pessoas com necessidades especiais.

Novamente repito a pergunta, a que ponto chegamos? Ao ponto de só pensarmos e nos preocuparmos com nós mesmos? Digo-lhes uma coisa, se continuarmos por esse caminho em breve morreremos todos sozinhos, pois ninguém se importará com a nossa morte ou sentirá que deve ir ao nosso velório. "Fulano? Ele não se importava com ninguém, porque eu devo me importar com ele?".

O caso está tão crítico que se alguém é gentil com você, a primeira coisa que passa pela sua cabeça é que ela quer se aproveitar de você, ou te passar uma cantada, algo do gênero.

O seu ato de gentileza por alguém pode gerar uma cadeia infinita de pessoas sendo gentis umas com as outras...



Sabemos que a vida real não é tão mágica assim, que por vezes as pessoas vão se aproveitar de você, mas seja lá qual for sua religião e até mesmo se você não acreditar em nenhuma, algo ou alguém irá retribuir em sua vida as boas ações que você fez para outras pessoas. 

Seja gentil, se ponha no lugar do seu próximo, a chave para um mundo melhor está em nos colocarmos no lugar do outro e entender que até um oi bem humorado pode definitivamente mudar o dia de alguém.




Beijo do Panda e até o post de amanhã ♥.

Comentários

  1. ARRASOU! Fiquei emocionada com esse post, eu penso exatamente assim, um bom dia pode mudar o dia de uma pessoa, não custa ser educado, ser simpático né? Hoje em dia principalmente os jovens são tão frios, antipático,s mal educados que me assusta! Ontem eu voltei a escola em que terminei o ensino médio para resolver uma pendência no meu histórico e fiquei horrorizada com aqueles jovens no pátio, a forma como falavam com os educadores. Quando entrei na secretaria para resolver minha situação as atendendo estavam de cara amarrada pois estão acostumadas a lidar com esse tipo de jovem e esse tipo de situação, mas após minha educação e simpatia já estávamos rindo e conversando, e ao sair não esqueci o "Tchau pessoal, bom trabalho pra vocês". Depois que fechei a porta ainda deu pra escutar o "Nossa, que jovem educada.." vindo de lá de dentro, e aquilo mudou meu dia e me fez refletir assim como você, tenho certeza que toquei o dia daquelas pessoas assim como tocaram o meu, com alguns simples minutos de educação e simpatia. Tá faltando no mundo né? Enfim, me senti realmente tocada e representada pelo seu post, e com sua autorização gostaria de compartilhá-lo no meu facebook <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina que comentário maravilhoso! Pode compartilhar sim, vou adorar ♥ haha Obrigada pelas suas palavras e pela visita, volte sempre por aqui ;)

      Excluir

Postar um comentário

Oi! Você vai comentar? Que bom!!! Mas lembre-se, nada de ofensas tá? Isso não é nada legal. Para evitar esse tipo de coisas os comentários passam por moderação, então não desanime se seu comentário não aparecer imediatamente, logo logo ele vai estar aqui! :)

Postagens mais visitadas deste blog

Materiais do curso de Design Gráfico

Cursar Design Gráfico: Sim ou não?

Download | Planner Semanal