Slide

Materiais do curso de Design Gráfico

6 de setembro de 2016
Design

Olá pandinhas. Tudo bem com vocês? O post de hoje é direcionado para amantes e curiosos do curso Design Gráfico, pois eu irei mostrar todos os materiais que usei no primeiro semestre e estou usando no segundo. Lembrando que essa lista e o nome das disciplinas podem mudar de faculdade para faculdade, estou usando como exemplo a minha que é a FAAL (Faculdade de Administração e Artes de Limeira).

Vamos nos dividir por semestre e disciplinas pra facilitar, daí eu explico um pouco da disciplina, mostro o material e explico com o que eu usei. Pode ser? Vamos lá!

Primeiro Semestre


Observação, Expressão e Linguagem I


Nessa disciplina nós trabalhamos, como o próprio nome sugere, exercícios que desenvolvem nossa observação e ajudam a melhorar nossa expressão e nossa linguagem. Basicamente é uma disciplina onde você desenha, mas são desenhos que exploram técnicas específicas. Os materiais que foram solicitados foram os seguintes:


1. Bloco de papel A3: Para fazermos nossas "obras de arte".

2. Lápis nas gradações HB, 2B e 6B: Lápis usados para fazer os sombreamentos em diferentes tons de cinza.

3. Borracha limpa-tipos: Borracha especial que apaga o grafite sem sujar ou marcar o papel.

4. Estilete de lâmina larga: Para apontar os lápis.

5. Pasta palionada A3: Para guardar suas obras de arte depois de prontas.

6. Régua de 30cm

Opcional: Grafite integral 6B usado para a mesma função dos lápis

Desenho Geométrico/Geometria Descritiva


São duas disciplinas, mas são tão parecidas que parecem ser uma só. Pelo nome já dá pra ter uma noção de que é uma matemáticazinha básica né? Bem, nessa disciplina a gente faz uns desenhos meio geométricos (hahaha) tipo prismas, aprende a fazer linhas paralelas, perpendiculares, transferência de ângulos... é a base para desenho técnico que vem no segundo semestre. Os materiais solicitados foram:


1. Compasso: Principal material para essas disciplinas, é usado em todas as aulas.

2. Régua de 30cm: Também é muito usada, já que tudo tem uma medida específica.

3. Lápis comum

4. Borracha comum

5. Folhas A4: Para realizar os exercícios e atividades.

6. Pasta com plástico: Para guardar suas atividades e trabalhos antes de entregar.

Segundo semestre


Observação, Expressão e Linguagem II (Teoria das Cores)


Basicamente é uma continuação da matéria do primeiro semestre, com a diferença de que agora serão acrescentadas cores aos trabalhos que eram feitos em gradações de grafite. Os materiais mudam um pouco:


1. Bloco de papel A3: Para fazermos nossas "obras de arte" em cores dessa vez, por isso usar gramatura maior que 180g/m² já que vamos lidar com tintas.

2. Tinta acrílica Acrilex brilhante amarelo 505
2. Tinta acrílica Acrilex brilhante rosa escuro 542
2. Tinta acrílica Acrilex brilhante azul celeste 503
2. Tinta acrílica Acrilex brilhante preta
2. Tinta acrílica Acrilex brilhante branca

Todas as tintas são para realizar as misturas e formar as cores. Não estou fazendo merchandising não viu gente? A professora nos solicitou exatamente essa marca e essas cores, ela falou que são melhores na hora de misturar e atingir os tons desejados.

3. Recipiente para mistura das tintas: pode ser godê, copinhos de café, bandeja de isopor branca, etc.

4. Pincel chato de pelo macio N° 10
4. Pincel redondo de pelo macio N° 10

5. Caneta preta: tipo nanquim, stabilo ou posca para corrigir quaisquer erro, fazer complementos e etc.

6. Paninho: Para limpeza dos pincéis e da mesa.

Desenho Técnico


É o terror das pessoas que cursam Design Gráfico hahaha (bom, pelo menos é o que todo mundo diz). É uma continuação do Desenho Geométrico e da Geometria Descritiva. Você basicamente lida com proporção, perspectiva e mais um pouquinho de matemática, mas tudo muito básico, nada de outro mundo não (pelo menos até agora). Os materiais solicitados foram:



1. Régua T de 80cm: É usada para você conseguir fazer linhas retas e paralelas com mais facilidade.

2. Papel A4: Para a impressão e realização dos trabalhos.

3. Jogo de esquadros de 30º, 45º e 60º

4. Régua de 30cm

5. Compasso

6. Lixa de unha feminina: (oi? haha) Não, não é para lixar as unhas entre as atividades, mas sim para afinar a ponta do compasso quando necessário.

7. Borracha Branca Comum

8. Transferidor

9. Durex: Para colar a folha na mesa, evitando assim que ela corra enquanto você faz a atividade.

10. Pano com álcool: Para limpar a mesa e os materiais, já que a limpeza é um importante quesito no trabalho que deve ser o mais organizado e preciso possível.


E aí? Alguém que pensa em cursar ou já cursa o curso? O bom é que são materiais que você usa vários iguais em disciplinas diferentes, o que economiza já que alguns deles são bem caros. O que dessa lista é diferente na sua faculdade? Me conta aqui nos comentários, vamos compartilhar experiências ♥. Beijo do Panda e até o post de amanhã!



2 comentários :

  1. Ooooi, Camilla! Nem preciso dizer né? Adorei o teu post! Eu não faço Design Gráfico, mas ando pensando muito em fazer posts e/ou vídeos sobre o curso de Jornalismo que acabei de começar, e o teu post me inspirou demais! Obrigada por me ajudar na inspiração e os outros na escolha do seu curso e materiais <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol ♥. Tava até olhando um post seu sobre o curso de jornalismo haha! Que bom que te inspirou :D Beijo ♥

      Excluir

Oi! Você vai comentar? Que bom!!! Mas lembre-se, nada de ofensas tá? Isso não é nada legal. Para evitar esse tipo de coisas os comentários passam por moderação, então não desanime se seu comentário não aparecer imediatamente, logo logo ele vai estar aqui! :)