Meus favoritos | Stargate SG-1


Olá pandinhas. Tudo bem com vocês? Esse é o primeiro post de um quadro novo aqui do blog chamado "Meus favoritos" onde eu vou contar a história e algumas curiosidades das minhas coisas favoritas (bandas, cantores, filmes, séries, atores, livros, enfim...).

Para começar, vou falar sobre a primeira série que eu assisti na vida e a minha preferida. Como vocês leram no título da postagem o nome da série que marcou minha vida é Stargate SG-1. Pois bem. Vamos conhecer um pouco melhor e depois conto sobre os personagens.

Alguns dados técnicos


Stargate SG-1 é uma série de TV norte americana de ficção científica que se baseou em um filme de mesmo nome lançado em 1994. A série foi produzida pela MGM e seu primeiro episódio foi ao ar em 27 de julho de 1997 no canal de TV à cabo Showtime. À partir da sexta temporada (ao total são 10) ela passou a ser transmitida pelo canal Sci-Fi.

Cada episódio possui em média 43 minutos de duração e cada temporada possui de 20 a 22 totalizando 214 episódios. Muitos? Nem acho hahaha.

A série foi estrelada originalmente por Richard Dean Anderson, Michael Shanks, Amanda Tapping, Christopher Judge e Don S. Davis com algumas pequenas mudanças ao longo das temporadas. Shanks foi substituído durante a sexta temporada pelo ator Corin Nemec, Davis deixou o seriado durante a oitava temporada e Anderson na nona, substituídos por Beau Bridges e Ben Browder e na décima temporada Claudia Black tornou-se uma atriz principal. Vocês vão conhecê-los melhor mais abaixo.

Em 21 de agosto de 2006, o Sci-Fi Channel anunciou que cancelaria a série. Te odeio Sci-Fi. O seu último episódio foi exibido no Canadá no dia 14 de março de 2007 para a tristeza da nação. Dois filmes para DVD foram lançados em 2008 no mercado estadunidense para concluir as histórias da série: Stargate: The Ark of Truth e Stargate: Continuum.

Sobre a história da série (sem spoilers)


A história gira em torno do Stargate, um objeto de milhares de anos que possibilita viagens interestelares instantâneas por meio de buracos de minhoca. Com o descobrimento desse fato o governo americano (possuidor do "portal") resolveu usá-lo para explorar galáxia a fora e quem sabe encontrar novas tecnologias que pudessem auxiliar a vida dos humanos na Terra. Mal sabiam só de fazer o Stargate funcionar (a muito custo inclusive) eles já estariam se envolvendo em muita confusão envolvendo ameaças alienígenas relacionadas ao filme (Stargate 1994) e outras apresentadas ao longo da série.

Para realizar essas explorações, o governo americano montou uma base ultra-secreta chamada Stargate Command ou SGC e montou equipes denominadas SG-1, SG-2, SG-3 e assim por diante. O foco principal do seriado é na equipe SG-1 formada pelos personagens principais que vocês vão conhecer à seguir.


Personagens


Coronel/ General/ Brigadeiro Jonathan "Jack" O'neill - Richard Dean Anderson ♥



Nem sei como começar a falar desse personagem... Acredito que pouca gente realmente saiba quem ele é, e os que conhecem provavelmente é por causa do Macgyver, mas foi graças a Stargate SG-1 que eu o conheci e desenvolvi toda a minha admiração por Richard Dean Anderson. Mas falando mais sobre o personagem: Jack O'Neill.

Jack ingressou na Força Aérea aos 18 anos, e provou ser um piloto excepcional e talentoso o que o levou a uma unidade das Forças Especiais. Nessa época aconteceu um acidente que o marcou profundamente: seu filho Charlie acidentalmente se matou com a arma de serviço de O'Neill. Devastado pela perda ele acabou ficando sozinho (sua esposa se divorciou dele). Alguns anos depois ele foi novamente chamado ao dever e enviado através do stargate em uma missão que lhe deu ânimo e um "objetivo para viver".

Nessas missões Jack salvou a Terra incontáveis vezes o que lhe rendeu a promoção a General e posteriormente a Brigadeiro General. Nem preciso falar que ele é o meu personagem favorito né? Apesar do que aconteceu a Charlie (ou por conta disso) ele é um personagem totalmente irônico e engraçado, é muito fácil se afeiçoar a ele ♥.

Capitão/Major/Tenente-Coronel/Coronel Samantha Carter - Amanda Tapping



Major Carter... Digamos que ela é a girl power da série. Além de ser o rostinho bonito ela é uma astrofísica brilhante que sabe mais do que qualquer um sobre o funcionamento do portal. Ela é ferozmente leal ao SGC e não só traz seu extenso conhecimento científico para o programa, mas também a sua formação militar.

Digamos que em meio aos episódios rola um clima entre ela e O'Neill (shippo até hoje gente), mas inicialmente ela sofre bastante com o machismo por ser uma mulher em uma instalação militar. Mas ela prova que a capacidade de ninguém é ligada ao seu sexo (é isso aí Carter! ♥).

Dr. Daniel Jackson - Michael Shanks ♥



Gente, deixa eu contar pra vocês, esse foi o meu primeiro crush famoso/amor platônico hahaha. Então... Doutor Daniel Jackson foi um dos primeiros a viajar pelo portal. Ele é antropólogo, linguista e especialista em culturas antigas e atuais, fala mais de 20 línguas incluindo o egípcio antigo. Para vocês terem noção eu já quis estudar arqueologia por causa dele hahaha.

Ele não é militar, mas foi contratado por eles para decifrar uma cartela de hierógrafos misteriosa que foi encontrada junto ao portal. Com sua tradução foi possível ativar o stargate, possibilitando sua viagem. Ele perde a esposa para os Goa'ulds o que o motiva a seguir com o SG-1 procurando uma maneira de salvá-la.

Como historiador ele sempre estava preocupado com descobertas históricas enquanto os demais preocupavam-se com descobertas tecnológicas que ajudassem a Terra a se prevenir de ataques.

Teal'c - Christopher Judge



Jaffa encontrado na primeira missão oficial da equipe. Traiu seu "deus" para unir-se ao propósito dos tauri (nós da Terra). Os Jaffa são uma "espécie" usada pelos Goa'ulds para carregar um simbionte em fase larval e serem uma espécie de incubadora até eles alcançarem a idade adulta. Em troca os Jaffas vivem muito mais que os humanos comuns e tem imunidade à doenças.

Foi forçado a deixar para trás seu filho Rya'c e sua esposa já falecido Drey'auc quando ele juntou SG-1. Seu objetivo na vida tem sido para derrotar o Goa'uld, e buscar a redenção pessoal para alguns de seus feitos passados.

É um personagem que tem muita honra, e algumas vezes é bem engraçado por não estar habituado com a vida na Terra.

Major-Brigadeiro/Tenente-Brigadeiro George Hammond - Don S. Davis



Melhor General ever! Hammond é um comandante bom e sábio, sempre disposto a fazer o necessário para defender os interesses da humanidade mas nunca deixou o poder subir a cabeça, sempre deu uma segunda chance para que as coisas pudessem dar certo.

Jonas Quinn - Corin Nemec



Jonas Quinn é um humano do planeta Langara que foi encontrado pela equipe em uma das suas missões. Juntou-se o coronel Jack O'Neill, Major Samantha Carter e Teal'c enquanto Daniel estava "afastado" da equipe. Com o retorno do Dr. Jackson, Quinn decidiu deixar a equipe e voltar ao seu povo.

Tenente-Coronel Cameron Mitchell - Ben Browder



Mitchell pra mim é uma relação de amor e ódio. Ele tenta substituir O'Neill como líder da equipe mas o caso é que eu sou uma fã chata e pra mim o Jack é insubstituível. Mas enfim, sobre o Mitchell, ele é um piloto de caça talentoso que ficou gravemente ferido ao salvar SG-1. Depois de recuperado e com a oportunidade de se juntar à equipe, claro que ele não iria jogar a chance de se juntar a melhor equipe do SGC fora né? haha.

Major-Brigadeiro Hank Landry - Beau Bridges



Landry foi retirado da aposentadoria para substituir O'Neill, como o novo chefe do Comando Stargate. Ele não é nem 1/3 do que o Hammond era, mas não é tão ruim (fã chata falando de novo haha).

Vala Mal Doran - Claudia Black



Vala é uma pilantra haha, quase nunca é honesta mas apesar disso ganhou o respeito cauteloso da equipe SG-1. Ela se mete em muitas confusões, mas é uma personagem que você se afeiçoa rapidamente ao longo dos episódios.

Doutora Fraiser - Teryl Rothery



Dr. Fraiser é a médica da base, especialista em doenças exóticas. Ela é muitas vezes forçada a improvisar, cuidando de doenças nunca vistas antes na Terra. Dr. Fraiser foi morta ao tentar salvar seus colegas de equipe e nem preciso dizer que senti a perda né? Ela era sensacional.


Como principais esses são os personagens, mas além desses temos muitos outros que são muito queridos como Bra'tac, Skaara, Sha're, Walter, Jacob Carter e muitos outros.

Cronologia


1º: Filme Stargate 1994
2º: Série Stargate SG-1 (1ª à 10ª temporada)
3º: Filme Stargate: A arca da verdade (2008)
4º: Filme Stargate: Continuum (2008)


Curiosidades (para quem já conhece ou quer saber mais ♥)


  • Recordista: A série ficou no ar durante dez temporadas, mantendo o recorde de maior série de ficção-científica dos Estados Unidos, perdendo apenas para Doctor Who (1963), mundialmente. Stargate SG-1 foi ao ar ininterruptamente (♥) desde o início, em 27 de julho de 1997, até 13 de março de 2007.
  • Atualmente o Teal'c (na verdade o ator Christopher Judge) está emprestando a sua voz ao personagem Kratos do novo jogo da franquia God Of War. 
  • Esta é a única série de televisão atualmente aprovada e apoiada pelas forças armadas dos Estados Unidos (particularmente a Força Aérea).
  • Michael Shanks, que interpreta o Dr. Daniel Jackson, tem medo de aranhas (aracnofobia), de modo que ao gravar os episódios com os replicantes, ele insistia em usar uma venda nos olhos.
  • O personagem "Jack O'Neill" foi classificado como 10º na lista das "25 maiores lendas do Sci-Fi" (01 de agosto de 2004 do TV Guide).
  • Alexis Cruz (Skaara) e Erick Avari (Kasuf) são os únicos atores que aparecem em ambos os filmes Stargate - A Chave para o Futuro da Humanidade (1994) e Stargate SG-1 (1997) como os mesmos personagens. French Stewart também apareceu em ambos, mas como personagens diferentes e não relacionados.
  • No filme de 1994, o nome do Coronel O'Neill é escrito com um L, mas na série, soletrou com dois Ls (que O'Neill sempre destaca em várias ocasiões).
  • O filho de Coronel O'Neill foi nomeado Tyler no filme de 1994 (seu nome poderia ser visto em vários prêmios pendurados na parede de seu quarto), mas na série, o nome dele era Charlie.
  • O Stargate ficava em uma instalação militar dentro da montanha Creek no filme, mas na série ficava localizado numa instalação militar dentro da montanha Cheyenne.
  • O Planeta Abydos foi supostamente localizado "no outro lado do universo conhecido" na fictícia galáxia Kaliam, milhões de anos-luz de distância, mas na série de TV o planeta está localizado dentro de nossa própria Via Láctea, além ser o planeta mais próximo da Terra com um Stargate em funcionamento.
  • No filme, cada Stargate tem um conjunto distinto de símbolos (representados por constelações de estrelas no portal da Terra), que diferiam de portal a portal. Na série no entanto, cada um dos símbolos em cada uma das portas são muito semelhantes, com o ponto de origens sendo os únicos símbolos únicos para cada portal.
  • Embora o SGC seja um local fictício, a base na montanha Cheyenne é uma instalação da Força Aérea da vida real. As cenas que se passam no exterior do túnel principal entrada da base da montanha é a entrada real, e as portas de explosão (vistas fechando em qualquer episódio que apresenta a SGC entrar em Lockdown) existem na instalação na vida real.
  • Ao longo da série, Carter morre e volta 9 vezes, O'Neil morre e volta 14 vezes, Daniel morre e volta 15 vezes e Teal'c morre e volta um total de 22 vezes. Estas são "mortes" que incluem versões alternativas / versões virtuais / versões robóticas (etc.) dos personagens. O personagem tinha de ser revivido por meio de algum ser humano ou tecnologia alienígena.
  • Stargate tem nota 8.4 no IMDB que é um site renomado onde as pessoas dão notas para filmes e séries. Inclusive se você for bom em inglês pode conferir muito mais informações e curiosidades por lá.

Palavras de fã



Bem gente essa foi realmente a primeira série que eu assisti na minha vida e me marcou de inúmeras maneiras. Foi com ela que aprendi a gostar de ver séries legendadas (gente, sério, se forem assistir assistam legendado, dublado não é muito bom não) e isso me ajudou a aprender muita coisa de inglês.

Além disso foi essa série também que me introduziu a temas de ficção científica que hoje eu tanto amo, e me possibilitou conhecer atores incríveis como o Richard Dean Anderson que definitivamente é meu ator favorito.

Tenho muito a agradecer ao meu papis pois foi com ele que eu assisti essa série tão maravilhosa e se você assim como eu conhece e ama Stargate SG-1 entra em contato, vamos papear sobre nossa série favorita. Se você já conhece me conta aqui nos comentários também, e até o post de amanhã ♥.

Comentários

  1. Amei seu blog, muuuuito fofo, amo pandas, já estou inscrita ! <3

    http://freeezoneblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awnn Amanda, fico extremamente feliz que você tenha gostado ♥! Obrigada pela visita e volte sempre tá? :D Beijo do Panda

      Excluir
  2. Como eu não conhecia esta série antes? depois deste post preciso assistir urgentemente *-*

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi! Você vai comentar? Que bom!!! Mas lembre-se, nada de ofensas tá? Isso não é nada legal. Para evitar esse tipo de coisas os comentários passam por moderação, então não desanime se seu comentário não aparecer imediatamente, logo logo ele vai estar aqui! :)

Postagens mais visitadas deste blog

Materiais do curso de Design Gráfico

Cursar Design Gráfico: Sim ou não?

Download | Planner Semanal