O que aprendi em um ano de blog?


Olá pandinhas. Tudo bem com vocês? Hoje é um dia muito especial para mim: é o aniversário de 1 ano do nosso Pandinha de Óculos .

Para fazer jus a essa data tão especial, não poderia deixar de vim contar a vocês o meu aprendizado ao longo desses 365 dias de blog né? E olha, teve bastante coisa viu? Vem comigo saber de todos os detalhes!

Mas antes, claro, não podemos deixar de cantar os parabéns! Prontos? Lá vai!

Parabéns pra você     ♫
♪    Nesta data querida
Muitas felicidades     ♪
♫    Muitos anos de vida

Hahahaha, ok, agora podemos prosseguir!

Então pessoas, há um ano atrás estava eu, sentada nesse mesmo computador, criando esse blog. No começo eu nem tinha muita noção do que eu ia fazer, mas queria tentar novamente essa história de ser blogueira (quem já leu a aba sobre o blog está por dentro dessa história de que já tive inúmeros blogs antes de parar finalmente nesse aqui, e que sonho em ser blogueira desde pequenininha). 

Então depois de criado parei pra pensar sobre o que eu queria falar e tudo mais e pesquisei muito (muitíssimo) sobre vários temas que me proporcionaram aprendizado em várias áreas.

Quando eu comecei o blog eu pensava em falar sobre qualquer assunto, já que toda vez que fazia um blog sobre um tema específico eu acabava enjoando de escrever e apagando o blog (daí o porque de ter tantos antes desse aqui). Isso funcionou muito porque eu não me prendia em um tema só, mas naturalmente eu observei que eu foquei em alguns assuntos específicos. Eu adoro conversar com vocês sobre assuntos da vida, sobre os problemas da sociedade, adoro dar dicas, ajudar. No começo achava que meu blog seria mais um que falaria de moda, lifestyle, e coisas bobas do dia-a-dia, mas percebi que hoje o Panda reflete muito da minha personalidade: nunca fui muito de ligar pra moda ou ser vaidosa, mas sempre quis ajudar as pessoas e facilitar coisas que não foram tão fáceis pra mim.

É muito bom ver que o blog tem a minha cara sabe? E eu aprendi a passar isso, a me impor sem impor nada, a dar dicas que eu adoraria ter lido antes de dar a cara à tapa. E o retorno que eu tenho recebido não tem preço! Vibro com cada comentário, cada like numa foto, cada compartilhamento!

Aprendi muitas coisas técnicas também, como SEO, que são ferramentas de otimização para atrair mais cliques para o blog, aprendi sobre meios de divulgação e um pouco de como lidar com o público no Facebook, Instagram e Twitter. Como já disse, tudo isso foi fruto de muita pesquisa porque eu finalmente quis parar de brincar de blogueira e fazer isso de uma forma séria e profissional, e preciso dizer que isso foi ótimo, pois possibilitou a existência desse blog por tanto tempo.

Falando em redes sociais, esse ano me proporcionou muitos amigos virtuais (blogueiros e não blogueiros) que me ajudam e muito, não podendo deixar de citá-los nesse post: a Carol, uma linda que tem um blog mais lindo ainda e é adm de um grupo de blogueiras do Facebook, dois amigos pandas assim como eu lá no Twitter (o @ruhhbs e a @venexlife, e juntos nós formamos o Pandas Squad ♥ hahaha) e também no Twitter fiz amizade com o Yoda hahaha (@iluvladymormont). Cada um de vocês são muito importantes porque me ajudam, apoiam, e tem um pedacinho de cada um de vocês nisso! Obrigada!

Falando em Facebook, conheci os grupos de blogueiras que apesar de meio bagunçados ajudaram e muito o blog a chegar ao tamanho que ele tem hoje. É como uma grande comunidade onde existem muitas pessoas boas e blogs com assuntos legais, e também aprendi muito visitando os blogs das amiguinhas de grupo ♥.

Conheci inúmeras ferramentas que auxiliam demais as blogueiras, sites que me ajudam até mesmo fora do blog, com os trabalhos de Design Gráfico (se vocês quiserem faço post sobre isso depois ♥) e aprendi que as vezes a gente vai desanimar de alguma coisa e que muitas coisas não darão certo ou sairão como imaginamos, mas que é a gente quem decide levantar a cabeça, se animar e tentar mais uma vez. O mundo para se a gente parar não é verdade?

Tenho muito a agradecer a cada pessoa que nos visitou ao longo desse ano, cada um de vocês são imensamente importantes pra mim e cada rostinho, cada comentário enche o meu dia de felicidade!

E mais! Quero dizer que mesmo que a frequência de posts não seja lá uma frequência (tem meses com um post por semana, dois por semana, todos os dias...) sempre estarei por aqui criando postagens com o meu coração buscando passar ao máximo de pessoas possíveis o máximo de coisas boas, porque de coisa ruim o mundo já tá bem cheio né?

E qual é a surpresa de Março?



Se você acompanha o Panda nas redes sociais, viu que eu postei frequentemente que o mês de março teria surpresas. E agora é a hora de contar para vocês. Adivinha?

O Panda agora tem Canal no Youtube! Sim! Resolvi criar o canal pra complementar os posts aqui do blog e postar os DIY. Confere lá e já se inscreve, já temos um vídeo de apresentação e teremos vídeos novos de DIY em breve ♥.

Então é isso meus pandinhas! Feliz aniversário pro Panda e bora comemorar porque esse mês tem vídeo no youtube e aqui no blog tem post todo dia, ein?!

Beijo do Panda aniversariante que você respeita hahaha!

Comentários

  1. ownnnnnnn, quero lhe abraçar ♥

    ResponderExcluir
  2. HAHA! Parabéns! Realmente quando a gente pega amor ao blog, ele transforma sua vida de uma forma magnifica! Esse ano o meu blog faz dois anos e eu entendo essa tua felicidade <3 Já tô indo me inscrever no seu canal!

    Garota do 330

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Vaneza, realmente, o blog transforma nossa vida! Parabéns para o seu blog e obrigada por ir conferir o canal ♥

      Excluir

Postar um comentário

Oi! Você vai comentar? Que bom!!! Mas lembre-se, nada de ofensas tá? Isso não é nada legal. Para evitar esse tipo de coisas os comentários passam por moderação, então não desanime se seu comentário não aparecer imediatamente, logo logo ele vai estar aqui! :)

Postagens mais visitadas deste blog

Materiais do curso de Design Gráfico

Cursar Design Gráfico: Sim ou não?

Download | Planner Semanal