Resenha | Anime High School Of The Dead



Sinopse:


Numa manhã comum tudo acontecia normal como em qualquer outro dia. Do telhado, Komuro Takashi, o personagem principal, observa um estranho acontecimento nos portões do colégio: um homem suspeito está causando confusão. Um dos professores ao tentar expulsá-lo, acaba sendo mordido pelo homem suspeito e em meio dos gritos de desespero dos outros professores ele se levanta, porém agora ele é um zombie. Ele começa de súbito a comer os outros professores que estavam com ele. Vendo isso, Takashi corre de volta para dentro do colégio e se une junto com sua amiga Miyamoto Rei e o namorado dela Igou Hisashi do qual é o melhor amigo. Agora o colégio já está infestado de professores e outros colegiais zombies. Os três decidem então ir até o telhado, mas no caminho eles encontram um professor que foi transformado também em zombie. Esse professor acaba por morder Hisashi, que fica com o braço ferido. Após eliminarem o zumbi, eles conseguem chegar até o telhado da escola, além de encontrar diversos zumbis e alunos normais sendo atacados por eles em seu caminho. No telhado Hisashi começa a sentir os primeiros efeitos da mordida provocada pelo zombie. Aos poucos ele começa a se transformar, até chegar ao ponto dele perder a consciência e ameaça atacar a Rei, Takashi ao ver que seu amigo não era mais ele, decide então atacá-lo, acertando sua cabeça com um bastão de basebol. Após uma série de eventos dentro do colégio, Takashi e Rei se encontram com as personagens: Busujima Saeko, Takagi Saya, Hirano Kouta e com a enfermeira Marikawa Shizuka. Assim então começa a história de sobrevivência desse simples grupo escolar, em meio a uma enorme quantidade de zombies, que se espalha por toda a cidade.

A história segue inicialmente as tentativas de fuga ou a luta pela sobrevivência das personagens, mas quando a série começa a progredir, introduz as questões relacionadas com o colapso da sociedade, os sobreviventes que se tornam perigosos, incluindo a possível destruição dos códigos morais humanos.

Personagens:


Komuro Takashi



Ele é o personagem principal do anime junto com os que se seguem na lista. Takashi tem 17 anos e é o primeiro a perceber que tem algo de errado acontecendo na escola. Após perceber isso ele corre para salvar sua amiga e amor de infância Rei e seu melhor amigo Hisashi. Apesar de estar com medo ele sempre mostra ser forte e encontrar uma saída para aqueles momentos que você olha e pensa "Puts! Lascou tudo!", tanto que os personagens do anime o veem como um líder. 

Miyamoto Rei



Também com 17 anos, ela é amiga de Takashi e namora com Hisashi. É uma personagem que inicialmente você não vê muito nela já que praticamente ela só reclama e choraminga mas quando ela resolve começar a lutar você se surpreende. Ela prefere o uso de armas brancas ao invés de armas de fogo e ao longo dos episódios ela desenvolve um sentimento muito grande por Takashi. 

Igou Hisashi



Garoto de 17 anos que é namorado de Rei e melhor amigo de Takashi. É do tipo de personagem que acha que é o solucionador de tudo. Faixa preta de Karatê (que no fim das contas não ajudou em muita coisa), leva uma mordida leve dos zombies, posteriormente se transformando e sendo morto por Takashi.

Busujima Saeko



Tem 18 anos mas aparenta ser a mais velha e é a mais centrada do grupo. Sua arma inicialmente é uma katana de madeira que ela manuseia com bastante destreza sendo posteriormente substituida por uma katana real. Ao longo do anime ela desenvolvem uma espécie de sentimento pelo Takashi.

Takagi Saya



Tem 16 anos e é muito inteligente (inclusive refere a si mesma repetidamente como "um gênio"). É filha de um político importante e possui um ego muito grande, se achando superior aos demais do grupo. Sua "genialidade" a levou a perceber algumas fraquezas dos zombies que facilitou um pouco as coisas para o grupo. Aparenta também ser apaixonada por Takashi desde a infância, já que eles são colegas desde o ensino fundamental.

Hirano Kouta



Hirano é outro personagem que inicialmente você não dá muita atenção. Um gordinho de 16 anos que parece ser um bobo até o momento em que a situação dificulta e ele e Saya se veem presos na sala de ferramentas da escola e ele cria uma arma usando algumas ferramentas de lá. Ele é um gunji otaku, ou seja, um viciado em armas. É o melhor atirador do grupo e praticamente ensina a todos como manusear armas de uso militar. É um amigo muito próximo de Saya e auxilia bastante Takashi.

Marikawa Shizuka



Tem 27 anos (embora não haja de acordo com a idade que possui) e é a enfermeira da escola, sendo salva por Busujima e unindo-se ao grupo. Ela é a responsável por dirigir os veículos e cuidar de um eventual ferimento que possa acontecer. Ela é a parcela humorística usada pra aliviar a tensão do anime, pois possui uma personalidade muito ingênua e extrovertida. 

Maresato Alice e Zeke



Maresato é uma garotinha de 7 anos que foi salva pelo grupo logo após perder o seu pai, que foi morto na tentativa de salvá-la dos zombies e Zeke é um cãozinho que foi adotado pelo grupo no mesmo dia em que ela foi salva. Maresato é responsável em alguns momentos por ajudar Kouta com os pentes para recarga das armas. Já Zeke, inicialmente causou um grande problema latindo e atraindo os zombies, mas após ser adotado tornou-se parte do grupo. 

Shidou Koichi



É um professor manipulador, cruel e pervertido que é salvo pelo grupo com alguns alunos no momento em que estão fugindo da escola. Posteriormente o grupo se separa dele por perceberem que sua "liderança" é falsa e manipuladora. É o responsável pela Rei ter "perdido" um ano.

Resenha:


Imagine uma versão de The Walking Dead em anime. Imaginou? É mais ou menos assim com High School Of The Dead ou H.O.T.D. como preferir chamar. Tudo começa com uma pessoa infectada nos portões da escola e algumas horas depois o colégio, a cidade, o mundo inteiro estava infectado restando apenas um grupo de pessoas que se juntou com um único objetivo: sobreviver. Takashi e seu grupo se aventuram (literalmente) pelas ruas da cidade em busca de suas famílias na esperança de encontrá-los bem e de encontrar algum sobrevivente, se deparando com os mais diversos tipos de pessoas que já estão com as mentes perturbadas pelo "fim do mundo". O anime aborda toda uma questão da reação das pessoas diante de um evento onde muitas tem que matar sua própria família infectada para sobreviver, ou receber ordens diretas de matar civis para evitar que os zombies ultrapassem as barreiras de contenção. Vemos outras coisas como suicídios, sobreviventes que se tornaram perigosos, pessoas totalmente loucas e literalmente a perda da moral, ética e honra humana. Vemos a sociedade inteira entrando em colapso, governantes virando zombies, policiais recebendo ordens para matar pessoas inocentes dentre outras coisas desse tipo. Por outro lado o anime também tem um lado bastante sensual, onde as personagens possuem formas bastante "fartas" e frequentemente aparecem em roupas meio "impróprias", mas não aparentam estar envergonhadas de permanecer assim na presença dos personagens masculinos. 

Eu devorei esse anime em apenas um dia e se você for como eu, não vai conseguir parar de assistir até chegar ao final. É um tema bastante interessante para um anime e a maneira como ele é abordado é bastante interessante e inteligente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Materiais do curso de Design Gráfico

Cursar Design Gráfico: Sim ou não?

Download | Planner Semanal