Texto | Ei! Você é um objeto pra mim!

Olá pandinhas. Tudo bem com vocês? O post de hoje é mais um desabafo e uma conversa franca com você leitor ou leitora do Um panda de óculos. Tenho certeza que você estranhou o título dessa postagem, mas continue lendo e você vai entender.

A ideia desse post me surgiu hoje pela manhã, quando eu estava caminhando para casa. O que aconteceu para me motivar a escrever foi o seguinte: eu e meu namorado estávamos aguardando para atravessar a rua quando dois rapazes em uma moto passaram por nós e um deles soltou a frase: "êêêêê morena!". E sim, eu não estava sozinha, meu namorado estava ao meu lado. Ah, e antes que alguém diga que eu estava de roupa curta ou algo assim, não, eu não estava (não que isso justifique um assédio).

Desde que eu me mudei para a minha cidade atual no estado de São Paulo (o que faz mais ou menos 5 meses) essa foi a primeira vez que eu sofri um assédio verbal. Na minha antiga cidade no estado da Bahia era algo comum e corriqueiro (infelizmente) e eu me surpreendi quando cheguei aqui e notei que aparentemente não era algo comum.

Após essa situação chata eu e meu namorado entramos em uma discussão sobre o assunto. Chegamos a algumas conclusões que eu acho muito importante compartilhar na internet, fazer as pessoas saberem o que uma mulher acha dessa situação.

Acorda querido! Nós definitivamente NÃO GOSTAMOS do seu "psiu", do seu "gostosa", do seu "ô lá em casa" e muito menos do seu "ê morena"! Tudo o que uma mulher mais quer é poder sair de casa com a certeza de que ela não vai ser obrigada a ouvir esse tipo de comentário. Sinceramente não sei o que um homem que faz esse tipo de coisa espera. Será que eles acham que nós vamos nos jogar aos seus pés com esse tipo de comentário? Acontece justamente o oposto! Tudo que um homem desse tem de mim (e provavelmente de todas as mulheres) é desprezo!


Mas a minha discussão com o meu namorado foi mais a fundo. Tentamos descobrir o porquê dos homens no Brasil agirem dessa forma. Chegamos a uma conclusão: boa parcela da culpa dos homens agirem assim é da mídia. Você já parou pra pensar o que os homens veem desde pequenos? E pior, vocês já perceberam como as mulheres são expostas? Infelizmente é uma coisa que está sendo imposta aos meninos desde criança e cada vez mais cedo.

Você acha mesmo que essa criança está fazendo isso pensando maldade? Já a garota...

Sobre a maneira como a mulher é usada na mídia


Quando você pensa em uma propaganda de cerveja, qual a primeira coisa que vem na sua cabeça? Já experimentou procurar esse termo no Google? Se ainda não, olha o que aparece:


Sempre me perguntei o porquê de haver uma mulher semi nua nas propagandas de cerveja. Qual a associação entre a bebida e a mulher? Mas não para por aí. Se você ir lá pra fora e perguntar aos gringos o que eles pensam do Brasil, é quase certeza que eles vão responder: "Mulheres, carnaval e futebol".

Mas o que é o carnaval no Brasil? Festa, samba, folia e mais mulheres semi nuas.


Programas de TV famosos também contribuem:



Basicamente esse é o tipo de exposição que uma mulher tem. Quase sempre elas aparecem mostrando o corpo, em trajes mínimos. Realmente há a necessidade disso?

Mas você acha que isso é recente? Te digo que não. Desde os anos 80 e 90 nossa TV está recheada de super exposição das mulheres, tudo para ver qual emissora teria mais audiência. Veja:

Programa do Gugu


Programa famoso que passava mais ou menos às 3 horas da tarde que era recheado de coisas do tipo:

Quadro banheira do Gugu.

Uma espécie de luta na lama com mulheres de biquíni

Uma espécie de luta na lama com mulheres de biquíni

Quadro onde para abrir um cofre era necessário descobrir o código que estava por baixo da blusa das garotas que eram molhadas com o auxílio de uma pistola de água


Você pode acompanhar tudo isso no youtube e ainda mais no vídeo abaixo:



Xuxa no programa Clube da Criança




É um programa infantil, certo? Então qual a necessidade dessa fantasia durante o carnaval? E essa capa de Cd?



Faustão


O cúmulo disso tudo era um quadro chamado Sushi Erótico do Faustão onde as mulheres ficavam nuas, cobertas apenas por Sushi e as pessoas comiam o Sushi delas.



Duvida? Assista esse vídeo a partir de 1 minuto e veja por você mesmo(a).

_________________________________________________________________________

Convivendo com esse tipo de coisa, absorvendo essas informações desde pequenos, foi se formando uma sociedade onde grande parte dos homens acreditam que a mulher é um objeto, que eles são superiores e podem tratá-las como bem entender. Acham que tem o direito de chamá-las de "gostosa" entre outras coisas, que pode encoxá-las nos ônibus e metrôs, que podem tocar nelas sem permissão... desculpa aí amigo, mas não é bem assim que funciona.

Movimento feminista e uma luta a mais: o preconceito


Chegamos na parte que talvez seja a mais importante desse post. Visto tudo o que já disse a vocês, algumas mulheres inconformadas com a nossa situação da sociedade resolveram começar a lutar pelos direitos femininos (principalmente os de igualdade com os homens já que além de tudo as mulheres são vistas como inferiores, menos competentes e até recebem menores salários se comparado ao homem). Atualmente existem muitas (muitas mesmo) mulheres que aderiram a causa mas temos também o outro lado da moeda: o preconceito com as feministas,

Quantas vezes você já não ouviu alguém fazer uma piadinha sobre as "feminazis" como essas pessoas costumam chamar? Já leu em algum lugar um comentário de alguém ridicularizando a causa?

Considero o feminismo como um dos movimentos mais importantes, pois são elas que lutam para que esse tipo de exposição, que o assédio, a violência, que coisas horríveis como essas deixem de acontecer.

Claro que sempre existem as radicais e nós sabemos muito bem que nada radicalizado é bom (religião é o maior exemplo mas não o único) mas não podemos deixar de reconhecer a importância do movimento e a quantidade de conquistas que as mulheres vêm conseguindo ao longo dos anos.

Conclusão




Eu fico muito muito decepcionada quando esse tipo de coisa acontece comigo. Me sinto indefesa pois não há nada que eu possa fazer para evitar esse tipo de coisa. Não é o que você está vestindo, não é o que você faz, como você age, nenhum homem tem o direito de te assediar da forma que for. A falta de respeito de alguns homens é muito grande, não só falta de respeito por mim mas também pelo meu namorado que estava ao meu lado no momento. É decepcionante saber que em alguns lugares do mundo (que são pouquíssimos) esse tipo de assédio é praticamente zero e aqui no Brasil e em outros países acontecem tantas coisas horríveis.

Até quando os homens vão continuar agindo dessa maneira? Realmente espero que um dia nossa realidade mude e a mulher deixe de sofrer com esse tipo de situação e muitas outras mais. 

Quero deixar claro que não estou defendendo nem acusando ninguém, apenas expondo e explorando um ponto de vista. Sinta-se a vontade para concordar ou descordar da minha opinião. Deixe um comentário falando o que você acha e qual seu ponto de vista sobre o assunto, vou adorar saber. Beijos do Panda e até o próximo post.

Comentários

  1. adorei seu post,a falta de respeito hoje em dia esta cada vez pior.#chegadefiufiu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, parece que a cada dia que passa piora mesmo. Obrigada pela visita, volte sempre tá? ♥

      Excluir

Postar um comentário

Oi! Você vai comentar? Que bom!!! Mas lembre-se, nada de ofensas tá? Isso não é nada legal. Para evitar esse tipo de coisas os comentários passam por moderação, então não desanime se seu comentário não aparecer imediatamente, logo logo ele vai estar aqui! :)

Postagens mais visitadas deste blog

Materiais do curso de Design Gráfico

Cursar Design Gráfico: Sim ou não?

Download | Planner Semanal